VAMOS ESCREVER COM RESTRIĆAO?
- Juliana Dias
- 18 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
As dinĆ¢micas de escrita criativa podem nos ajudar a desbloquear alguns movimentos criativos que estĆ£o presos em algum lugar em nossas expressƵes. Por exemplo, marcar um tempo determinado e escrever sem parar Ć© ótimo para acalmarmos as vozes internalizadas de crĆtica e de julgamento que carregamos conosco. Outra dinĆ¢mica que nos ajuda a 'lapidar' as palavras e nos concentrar na criação e nĆ£o no bloqueio Ć© a escrita com restrição. VocĆŖ pode escolher uma restrição e seguir, com um tema qualquer ou deixando que o assunto seja dado pela própria escrita. Vamos escrever?
Escreva um texto seguindo umas das seguintes restriƧƵes:
1- Escrever sem verbos
2- Escrever sem a vogal 'a' ou qualquer outra letra;
3- Escrever sem usar plural;
4- Escrever incluindo uma palavra iniciada com a letra 'v' a cada trĆŖs palavras;
5- Invente a sua restrição!
Vamos ver um texto escrito com restrição? à da escritora e pesquisadora do GECRIA, Ana Clara Silva.
Meu amor foi embora numa terƧa. Partiu sem um Ćŗltimo beijo, deixando apenas um recado escrito āsaudadeā colado em meu peito. E a quarta chegou sem ele. A quinta atĆ© que se esticou. Proclamou que era ela o dia que testemunharia seu retorno. Só que a sexta, muito apressada, cheia de afazeres, foi logo tomando seu lugar. Velho sĆ”bado, sempre Ć vontade, fez questĆ£o de poltrona e bebida. O clink-clink do gelo no copo e o puff-puff do cachimbo se desvaneceram como em sonho. Domingo acordou e se juntou a mim na espera. Era isso toda semana: se sentava bonitinho, flor na mĆ£o, ansioso pela chegada da namorada. Pontual, como de praxe, ela se despedia carinhosamente do amado e comeƧava seu trabalho. Segunda e eu Ć©ramos amigas. Agora, porĆ©m, sempre que ela chega, eu torƧo o nariz, pensando que a outra logo despontaria. Aquela vil terƧa-feira vai, sem trazĆŖ-lo de volta. Quantas vezes? Sem calendĆ”rio de parede, contei dois anos no meu coração. Marquei Ć ferro os aniversĆ”rios, escorrendo a dor em lĆ”grimas inflamĆ”veis. āEsqueƧa,ā aconselharam. E eu que nunca gostei de discussĆ£o, fiz que esqueci.
Meu amor voltou numa terça. Encharcado de chuva, furado de bala, desprendendo um pedido de desculpas dos lÔbios. Pelo menos foi isso que me contou a quarta. Fofoqueira que só ela, disse que viu tudo enquanto aguardava os últimos momentos antes da troca com a colega. O resto da semana jura que é mentira. Eu, por outro lado, sei que é apenas meia verdade. Buscam remissão apenas aqueles que reconhecem o erro. E imploram por misericórdia, com tardio arrependimento, aqueles de quem o sangue derramado lhes rouba a consciência.
Adivinharam qual foi a restrição que Ana usou? Na verdade, ela usou DUAS restrições: sem verbos no infinitivo e sem usar a palavra 'não'.
Poste nos comentƔrios seu texto escrito ou envie para autoriacriativa@gmail.com - daremos uma devolutiva!
